Decorre entre hoje, 17 de Maio, e amanhã, a conferência da Mondato 2022, em Maputo, no Hotel Radisson Blu. O evento está a ser realizado em formato híbrido e é organizado em parceria entre o INCM e FSD (instituição vocacionada para o desenvolvimento do sector financeiro, com enfoque para a expansão e inclusão financeira.Esta edição, está subordinada ao tema “Além do Acesso: Agregando Valor através da Transformação Digital & Inclusão em África pós-Pandemia” e conta com a participação de nacionais e estrangeiros.
O INCM, para além de co-organizador, participa na qualidade de Regulador, através de seus quadros maioritariamente da Divisão de Regulação do Mercado e Estatística (DRME) e está representado em dois painéis, na pessoa do Engenheiro Salomão David e do Dr Joaquim Zindonga
Na sessão de abertura, o PCA do INCM, na qualidade de hospedeiro do evento, frisou a importância e a necessidade de se promover a inclusão digital, como pressuposto para a inclusão financeira e reassumiu o compromisso de impulsionar acções que concorram para a conectividade rural e o acesso a Internet gratuita.
Para finalizar, Tuaha Mote, lançou um desafio aos presentes, deixando uma pergunta de reflexão:
Que políticas e estratégias de inclusão digital e financeira podem ou estão a ser implementadas, para que ninguém fique para trás.
A MONDATO Summit Africa é um fórum criado em 2014, com o objectivo de debater, harmonizar políticas e fomentar a colaboração no domínio da inclusão financeira digital e FinTech. Trata-se de um evento que congrega tomadores de decisão, autoridades reguladoras, académicos e operadores dos sectores das comunicações e bancário.