O Conselho de Administração (CA) do Instituto Nacional das Comunicações de Moçambique– INCM nomeou, a 13 de Dezembro corrente, em despachos separados, quadros para diferentes cargos de chefia, no âmbito da restruturação. Um novo estatuto orgânico e regulamento Interno regem o funcionamento do INCM.
Dos nomeados, fazem parte, entre outros, directores de serviço, chefes de gabinete e de departamento, e delegados provinciais. Massingue Apala, anteriormente director Postal e de Telecomunicações, passa a director de Serviços de Comunicações; Martins Langa, que cessou como director de Radiocomunicações e Tecnologias, passa a director de Serviços de Radiocomunicações e Fiscalização; Hilário Tamele e Euridce Camila Sequeira foram nomeados assessor e secretária do Conselho de Administração, respectivamente; Margarida Pereira vai chefiar Gabinete Jurídico.
Jamilo lmpasso cessa como delegado provincial na Zambézia e passa a chefiar o Departamento de Aquisições. Entretanto, Edgar Machava, que antes era delegado provincial em Inhambane, foi nomeado Chefe do Departamento de Fiscalização.
Maria Mónica Levy cessou como chefe de Repartição de Formação e passa a chefiar o Departamento de Recursos humanos, em substituição de Mário Nihatxamana. Cesaltina Noa cessa como chefe do Departamento de Planificação e Estatísticas para liderar o Departamento (ex-Gabinete) de Comunicação e Imagem, em substituição de Edmundo Manhiça. Salomão David vai chefiar o Departamento de Estudos, Desenvolvimento e Estatísticas e, Rénis Machavana, o Departamento (ex-Gabinete) de Sistemas de Informação.
Nelson Solomone vai chefiar o Departamento de Finanças e Património; Joaquim Zindoga, o Departamento de Telecomunicações, e Luís Cumaio, o Departamento de Gestão de Frequências. Edmundo Alberto vai lidera o Departamento de Comprovação Técnica e Qualidade de Serviços e Pedro Chaquice o Departamento de Licenciamento.
Armando Almoço foi nomeado chefe de Departamento Postal, em substituição da Adriana Pedro Rafael, lsaías Muanambane, do Departamento de Cooperação Internacional; Celso Xerinda, do Departamento de Planificação e Desenvolvimento Organizacional; Dalila Morais, do Departamento de Protecção do Consumidor; Eda de Jesus foi nomeada delegada provincial na Zambézia, em substituição de Jamilo Impasso; Dilária Gulela foi nomeada delegada provincial em Inhambane, em substituição de Edgar Machava.
Ainda no âmbito das novas nomeações, Afonso Madivadua Júnior vai chefiar a Repartição de Qualidade de Serviços, recentemente criada; Benildo Paunde, a Repartição de Radiocomunicações, Francisco Fernandes Júnior, a Repartição de Radiodifusão, e Euclides dos Santos, a Repartição de Gestão e Formação de Pessoal.
Valter Lopes e Augusto Moamba foram nomeados para chefiar as repartições de Património e de Finanças, respectivamente, cargos que vinham exercendo até ao momento. Miceles Chemane foi nomeado para chefiar a repartição de Infra-estruturas e Segurança; Habiba Amade, para a Repartição da Secretaria Central.