A Comunidade Internacional comemora, hoje (dia 17.05.2011), o Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade de Informação. O objectivo do Dia Mundial das Telecomunicações e Sociedade da Informação (WTISD, sigla em inglês) é contribuir para a consciencialização sobre as possibilidades que o uso da Internet e outras tecnologias de informação e comunicação (TIC’s) podem trazer para as sociedades e economias, bem como os mecanismos de superação do fosso digital existente. Este ano, o Dia Mundial das Telecomunicações e Sociedade da Informação destaca o tema "Melhor vida nas comunidades rurais, com as TIC’s".
O tema está aliado à necessidade de se aproveitar todo o potencial das TIC’s em benefício da população rural do mundo.
O Instituto Nacional das Comunicações de Moçambique (INCM), Autoridade Reguladora dos Sectores Postal e de Telecomunicações, apela à adesão de todos aos mais altos valores do acesso universal, a chave para uma sociedade de informação inclusiva.
Segundo Hamadoun I. Touré, Secretário-Geral da UIT, “comemoramos o 146º aniversário da UIT ao mesmo tempo que atraimos a nossa atenção às comunidades rurais do mundo, procurando levar os benefícios das TIC’s aos cantos mais remotos”.
À medida que se supera o fosso digital, torna-se estreito o abismo que separa os que têm acesso à informação e ao conhecimento e aqueles que não o têm, ampliando as oportunidades de uma vida melhor. Maior acesso significa a realização antecipada dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio. Isso significa menos pobreza e fome, e mais sustentabilidade ambiental, defende Ban Ki-moon, Secretário-Geral da ONU.
A UIT foi fundada como International Telegraph Union (ou União Internacional de Telégrafos), em Paris, a 17 de Maio de 1865, quase 11 (onze) anos antes da invenção do telefone. Hoje é a organização internacional mais antiga do mundo, sendo, desde 1947, uma agência especializada das Nações Unidas.