O Ministro das Comunicações e Transformação Digital, Américo Muchanga, entregou a Escola Primária de Muconha, Província de Manica, Distrito de Sussundenga, localidade de Tsetsera, construida no âmbito das acções de Responsabilidade Social da Autoridade Reguladora das Comunicações – INCM.
A escola, construída de raíz, possui três salas de aulas, devidamente mobiladas, bloco administrativo, pavilhão multiuso, residência para professores e sanitários. Na mesma cerimónia fez a entrega de computadores conecados à internet Wi-FI de banda-larga, entrando, desta forma, na lista das instituições de ensino beneficiárias da iniciativa “Internet nas Escolas”, o que permitir a iniciação à vida digital para as crianças desta escola.
A infra-estrutura, que vem trazer dignidade à Comunidade de Tsetsera, resulta de uma decisão tomada pelo Regulador em 2019, através do actual Ministro das Comunicações e Transformação Digital, Américo Muchanga, quando ainda desempenhava as funções de PCA do INCM.
Segundo Américo Muchanga, “as condições da escola, hoje, e os computadores que aqui deixamos, abrem-nos as portas para também entrarmos no desenvolvimento tecnológico, para os alunos terem um ensino de melhor qualidade e estarem preparados para os desafios do mundo.”
A Governadora da Província de Manica, Francisca Domingos Tomás, dirigindo-se à comunidade, manifestou a sua alegria por receber a infraestrutura, pois, segundo ela, e tendo em conta o espaço onde funcionava a escola, era impensável que Tsetsera pudesse ter uma escola nas actuais condições, com água potável, energia, computadores e acesso a Internet.
Continuando, a Governadora de Manica apelou ao agradecimento pela possibilidade de Tsetsera poder aceder a serviços que permitirão às crianças um ensino de qualidade, uma vez que as crianças poderão aprender informática desde o ensino primário, bem como se comunicarem com todo o mundo, à partir da Escola Primária de Muconha.
Falando na ocasião, a Presidente do Conselho de Administração, Helena Fernandes, referiu que o INCM trabalha com o Governo para garantir que as pessoas em Moçambique possam se conectar e desenvolver negócios e outros serviços, através das comunicações. Para tal promove a criação de condições para que haja antenas de comunicações de modo que as pessoas possam falar ao telefone, ter acesso a Internet, ver Televisão, enviar cartas e encomendas de um ponto para o outro.
A Presidente do Conselho de Administração afirmou ainda que o INCM através do Fudo de Acesso Universal (FSAU), “Trabalha também com os governos locais e municípios para melhorar a vida das populações, através da colocação de Internet nas praças e jardins públicos, nas escolas e bibliotecas públicas, onde disponibiliza tecnologias para os alunos terem acesso a livros e outros conteúdos educacionais, através da Internet e melhoria de ensino e aprendizagem”.
Helena Fernandes explicou ainda que é no âmbito da parceria com os governos locais e municípios que o “INCM contruiu escolas também em Inhambane, Gaza, Tete. E hoje, viemos entregar esta escola aqui no Distrito de Sussundenga. Para nós é um momento de muita satisfação quando conseguimos chegar ao fim e percebemos que melhoramos a vida desta comunidade."
A escola de Muconha lecciona de 1ª a 6ª classe, com cerca de 220 alunos, assistidos por 4 professores.