Um equipamento completo, composto de computadores e respectivos acessórios, destinado a uma sala de informática, foi entregue, no passado dia 27, pelo INCM à Escola de Comunicações das Forças Armadas.
"O dever de colaboração é o princípio que nos conduziu no estabelecimento desta parceria com as Forças Armadas de Defesa de Moçambique, especificamente falando, com a Escola de Comunicações", declarou a Presidente do Conselho de Administração (PCA) do INCM, Ema Chicoco.
Segundo a PCA, dentre as mais diferentes competências da instituição que dirige, que se resumem na regulação e fiscalização do sector das comunicações, bem como na gestão do espectro de frequências radioeléctricas, "destacam-se as de preparação dos estudos necessários à coordenação entre as comunicações civis e das Forças de Defesa e Segurança".
A entrega do equipamento informático à Escola de Comunicações das Forças Armadas constitui apenas um dos momentos a parceria entre estas instituições preconiza. Especialistas em telecomunicações, radiocomunicações e tecnologias de informação e comunicação do INCM prestarão o seu contributo na Escola de Comunicações.
"Os formandos serão sujeitos activos deste processo de transferência dos conhecimentos nas áreas de telecomunicações, radiocomunicações e tecnologias de informação e comunicação", frisou Ema Chicoco.
O Inspector das Forças Armadas, Major General Ramiro Ramos Tulcidás, disse, por sua vez, acreditar a sala de informática, já equipada, "vai contribuir substancialmente na formação de mais militares das FADM, no domínio de manuseamento do computador, um instrumento de trabalho indispensável nas organizações modernas".