A Autoridade Reguladora das Comunicações - INCM, no âmbito das suas competências e atribuições realizou uma campanha de aferição de qualidade de serviço, a nível nacional por meio de drive test (com recurso a equipamento que permitem a obtenção de resultados em condições iguais e em simultâneo para os três operadores de telefonia móvel celular) nas Zonas Sul, Centro e Norte do país, entre Março e Dezembro de 2023.
O Relatório Resumo, assim como os detalhados, podem ser encontrados na página oficial do INCM, em www.incm.gov.mz, no campo qualidade de serviços, ou através do link directo a seguir:
https://www.incm.gov.mz/index.php/mercado/qualidade-de-servico
Os testes foram efectuados na perspectiva de utilizador comum, avaliando-se o nível de cobertura, qualidade dos serviços de Voz e Dados fornecidos pelos operadores, nas tecnologias 2G/3G/4G, em 31 áreas geográficas, nas cidades capitais, vilas municipais, distritos, como ilustra a tabela abaixo, com destaque para as zonas de comércio, residências, turismo e de lazer, no intervalo entre as 7:30 e 18:00 horas.
ÁREAS GEOGRÁFICAS TESTADAS |
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1 |
Angónia |
9 |
Iha de Moc. |
17 |
Marracuene |
25 |
Namaacha |
2 |
Balama |
10 |
Inhambane |
18 |
Manica |
26 |
Nampula |
3 |
Beira |
11 |
Lago |
19 |
Montepuez |
27 |
Pemba |
4 |
Bilene |
12 |
Lichinga |
20 |
Moatize |
28 |
Quelimane |
5 |
Buzi |
13 |
Maputo Cidade |
21 |
Mocuba |
29 |
Tete |
6 |
Catandica |
14 |
Massingir |
22 |
Mossuril |
30 |
Vilanculos |
7 |
Chimoio |
15 |
Matola |
23 |
Nova Mambone |
31 |
Xai-Xai |
8 |
Chokwe |
16 |
Marrupa |
24 |
Nacala Porto |
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No geral, tanto em termos de acessibilidade, como em termos de retenção (duração da chamada, sem interrupção), os resultados indicam a variação significativa da qualidade de serviço de voz em função da área geográfica.
Em termos de serviços de voz, constatou-se que a Tmcel é o operador com maior número de incumprimentos, com cerca de 66%, seguida da Movitel com 54% e, por fim, a Vodacom com cerca de 53%.
Para o serviço de dados, o operador com maior número de incumprimentos foi a Movitel, com cerca de 74%, seguido pela Tmcel com 25% e por fim, a Vodacom com cerca de 6%.
Em relação a cobertura, o maior número de incumprimentos registou-se na Tmcel com cerca de 50%, seguindo-se a Vodacom com cerca de 32% e por último a Movitel com cerca de 27%.
ACESSIBILIDADE
Relativamente a acessibilidade, no Serviço de Voz 2G/3G, nas cidades, os resultados variam numa média de 90.54% para Tmcel, 93.57 % Vodacom e 95.55% para Movitel. O tempo médio necessário par iniciar a chamada é de 8.27 segundos para Movitel, 8.66 segundos para a Vodacom e 9.71 segundos para Tmcel.
Em outras áreas, ainda no Serviço de Voz 2G/3G, o sucesso na emissão de chamadas é de 95.93% para Movitel, 95.93% para Vodacom, e 85.14% Tmcel, e o tempo médio necessário par iniciar a chamada é de 8.20 segundos para Tmcel, 8.51 para Movitel e 8.83 para Vodacom.
RETENÇÃO DA CHAMADA
Nas cidades, em termos de retenção da chamada, no Serviço de Voz 2G/3G, a percentagem média de queda de chamadas é de 0.25% para Movitel, 0.64% para Vodacom e 1.07% para Tmcel, o que demostra que, apesar de cumprimento da meta de 2%, nem todas as chamadas estabelecidas com sucesso terminam pela acção do chamador. E a escala MOS média que indica a percepção do Áudio na conversação é de 3.44 para Vodacom, 3.28 para Tmcel, e 3.26 para Movitel.
Para as restantes áreas, o nível de retenção da chamada no Serviço de Voz 2G/3G é de 0.28% para Tmcel, 0.37% para Movitel e 0.63% para Vodacom. E a escala MOS média que indica a percepção do áudio na conversação é de 3.41 para Vodacom, 3.13 para Movitel e 2.88 para Tmcel.
SERVIÇO DE DADOS
No que se refere ao serviço de dados, a média recomendável para a velocidade de transferência (downlood) de dados para tecnologia 3G é de 3 Mbps. No estudo feito, nas Cidades Capitais, a Vodacom atingiu 4.55 Mbps, seguida da Tmcel com 3.79 Mbps e por fim a Movitel com 2.10 Mbps. Para a tecnologia 4G a Vodacom alcançou a melhor velocidade média para download, alcançando 21.29 Mbps, seguida da Tmcel com 11.58 Mbps e por último a Movitel com 8.64 Mbps, sendo que a meta para 4G é de 10 Mbps.
A nível das outras áreas testadas, para a tecnologia 3G, a Vodacom também alcançou a melhor velocidade média para download, que atinge cerca de 5.07 Mbps, seguida pela Tmcel, com 4.16 Mbps e por fim a Movitel com 2.29 Mbps. Relativamente a velocidade de transferência de dados na tecnologia 4G, para Download a Vodacom atingiu uma média de 26.57 Mbps, seguida pela Tmcel com 11.47 Mbps e por último a Movitel com 9.37 Mbps.
COBERTURA
No que se refere a qualidade de cobertura, a rede 2G é a mais predominante em comparação com 3G e 4G. No entanto, as redes 3G e 4G apresentam maior concentração nos centros urbanos e nos pontos de maior aglomerado populacional.
As metas de cobertura previstas no Regulamento de Qualidade de Serviços Públicos de Telecomunicações preveem níveis de qualidade classificados em boa, aceitável, má e inexistente. A meta de cobertura prevê que 95% da área geográfica deve ter a classificação Boa (o que correspondente a um nível de sinal superior a -85 dbm).
Para a rede 2G, das 31 áreas geográficas testadas, a Movitel cumpriu em 20 locais, o equivalente a 65%, a Tmcel em 16 locais, correspondente a cerca de 52% e a Vodacom em 13, correspondente a cerca de 42%.
Na rede 3G constatou-se que a Vodacom cumpriu com a meta de cobertura em 25 locais, o que equivale a cerca de 81%, a Movitel cumpriu em 22 locais, correspondente a cerca de 71% e, por seu turno, a Tmcel com um cumprimento em 13 locais, correspondente a cerca de 42%.
Para a rede 4G a Vodacom cumpriu em 24 locais, correspondentes a 77%, e a Movitel em 22 locais equivalentes a 71%, contra os 17 locais da Tmcel, 55%.