A Autoridade Reguladora das Comunicações – INCM realizou Ontem, 23 de Julho, a entrega oficial da Biblioteca Digital do Município de Lichinga. O evento enqudra-se na iniciativa lançada, em Maio de 2023, na Provincia da Zambézia, e visa expandir o acesso à conteúdos educativos, bem como às tecnologias de informação, estimulando desta forma a literacia digital.
A cerimónia decorreu na Biblioteca Pública Provincial do Niassa, com a presença da Governadora da Província de Niassa, Elina Judite Massengele, a Secretária do Fundo do Serviço de Acesso Universal, Cláudia Esmael, educadores, alunos, outras autoridades locais e representantes da comunidade.
A Biblioteca conta com 15 computadores, integrando tecnologias assistivas, a partir dos quais os usuários poderão, através da internet, aceder a acervos bibliográficos, audiolivros e materiais educacionais em diversas áreas do conhecimento.
Na ocasião, a Governadora Elina Massegene afirmou que a “iniciativa marca um passo importante na nossa caminhada, rumo à inclusão digital e ao acesso igualitário à informação”.
“Uma vez que, esta Biblioteca Digital servirá de plataforma de conhecimento e criatividade, deve ser utilizada com sabedoria, para o desenvolvimento pessoal e colectivo. A nossa expectativa é que os nossos alunos, professores e pesquisadores, explorarem ao máximo o potencial desta biblioteca”, prosseguiu a Governadora de Niassa.
Por seu turno, a Secretária Executiva do Fundo do Serviço Univeral, Cláudia Esmael, em representação do INCM, afirmou ser com imensa alegria e gratidão que fazia entrega da Biblioteca Digital, pois permite romper com as barreiras físicas e geográficas, possibilitando o acesso ao conhecimento a todos de forma ininterrupta.
Cláudia Esmael destacou, ainda, alguns dos benefícios que as bibliotecas digitais levam às comunidades, como o Acesso que permite inserir os jovens num ambiente digital através de computadores e a um acervo bibliográfico diversificado e de qualidade, independentemente de sua localização; Conveniência - com apenas alguns cliques, é possível acessar a uma vasta gama de recursos, facilitando a pesquisa e o estudo de forma mais eficiente e prática; e a Inclusão Digital – o projeto também visa capacitar os usuários em habilidades digitais, essenciais no mundo contemporâneo, incluindo pessoas com deficiência.”
O INCM procederá amanhã, dia 24 de Julho, a entrega de mais uma biblioteca digital a Província de Niassa, no Distrito de Marrupa, encerrando, desta forma o plano de dois anos de cobertura de todas as capitais provinciais, totalizando 19 bibliotecas.