MUEDA BIBLIOTECAS DIGITAIS

A Autoridade Reguladora das Comunicações – INCM entregou hoje, 18 de Dezembro, duas bibliotecas digitais à Província de Cabo Delgado, uma na Vila Autárquica de Mueda, na Escola Secundária de Mueda, e outra na Cidade de Pemba.

Com esta iniciativa, o Governo tem em vista a inclusão digital, o acesso à informação e ao conhecimento, promovendo o desenvolvimento de competências digitais, beneficiando deste modo a população que, por meios próprios, não teria acesso as tecnologias de informação e comunicação. A cerimónia oficial de entrega das bibliotecas decorreu na Vila Autárquica de Mueda.

Conectividade factor acelerador dos processos produtivos

Na ocasião, o Secretário Permanente no Ministério dos Transportes e Comunicações (MTC), Ambrósio Sitói, recordou aos presentes o facto de o mundo estar a implementar um processo complexo de digitalização, caracterizada pela automação, resultante da convergência dos sistemas tecnológicos e físicos.  E Moçambique não está alheio a este movimento.

MUEDA AMBROSIO SITOI

Nesse sentido, o MTC definiu a CONECTIVIDADE como uma das cinco prioridades do Sector”, em reconhecimento do seu papel na aceleração dos processos produtivos, inclusão da população no acesso aos serviços sociais básicos como ensino e saúde, entre outras vantagens”, afirmou Ambrósio Sitói.

Nesse sentido, o MTC definiu a CONECTIVIDADE como uma das cinco prioridades do Sector”, em reconhecimento do seu papel na aceleração dos processos produtivos, inclusão da população no acesso aos serviços sociais básicos como ensino e saúde, entre outras vantagens”, afirmou Ambrósio Sitói.

Os  resultados das intervenções com vista a conectividade são visíveis, como a inclusão digital rural, massificação do uso da internet, através da implementação de iniciativas como provisão de internet para as escolas do ensino geral, técnico e universidades públicas, instalação e operacionalização de praças e bibliotecas digitais, como é o caso das bibliotecas digitais de Cabo Delgado entregues hoje.

Tornar esta biblioteca num lugar público

 MUEDA VALIGE TUALIBO

Valige Tuabo, Governador da Província de Cabo Delgado, na sua intervenção, encorajou os governos distritais e municipal para trabalharem na transformação desta biblioteca em um lugar público, com cuidados necessários para garantir a durabilidade do equipamento.   

Valige Tuabo, destacou o facto de a Província de Cabo Delgado, ter várias bibliotecas, mas a da Escola Secundária de Mueda ser a primeira digital a nível da província, fruto da visão do Governo de Moçambique de digitalizar o país, para colmatar as lacunas e défice no acesso ao conteúdo educacional.

As bibliotecas digitais representam um passo importante para a inclusão digital no País, em especial para o Distrito de Mueda, assim como para a Cidade de Pemba, uma vez que reduzem o fosso de acesso a estas tecnologias.

MUEDA PCA TUAHA MOTE

Sendo a digitalização do País uma prioridade na agenda do Governo e, porque o INCM é parceiro, assumimos o compromisso de responder a este desafio com algumas iniciativas.  As bibliotecas digitais constituem uma dessas iniciativas, afirmou Tuaha Mote, Presidente do Conselho de Administração do INCM.

Através da “Iniciativa das Bibliotecas Digitais”, que está a ser implementada pelo Governo de Moçambique, através do INCM, são disponibilizados computadores com mecanismos de conexão à internet e às plataformas digitais de acesso livre a acervos bibliográficos, via Internet.

O INCM pretende continuar a expandir esta iniciativa, de modo a contemplar as quatro províncias remanescentes – Niassa, Manica, Gaza e Inhambane – perfazendo um total de 20 bibliotecas digitais, levando, deste modo, conhecimento e cultura a população local.

Onde estamos

Praça 16 de Junho nr. 340
Bairro da Malanga, 848 Maputo

mapa

Organizações Internacionais e Regionais

Outros Reguladores

Siga-nos:

fbinstlkdn

Contacto

Sede: +258 21 227100

Cell: +258 82 328 3850 / +258 84 398 5951

Email: info@incm.gov.mz

Praça 16 de Junho nr. 340 - Bairro da Malanga, 848 Maputo