A Autoridade Reguladora das Comunicações-INCM lançou a 26 de Outubro a iniciativa "Internet nas Escolas", no Instituto Agro-Industrial em Salamanga. O evento marcou o início de um projecto que visa conectar cerca de 300 escolas do país, proporcionando acesso à internet de alta velocidade.
Tecnologia Starlink impulsiona Educação em Moçambique
A iniciativa tem como objetivo promover o acesso à educação de qualidade, utilizando a tecnologia Starlink, de Elon Musk.
Constâncio Trigo, Administrador do INCM, destacou que o projecto “Internet nas Escolas” é uma das iniciativas de inclusão digital, juntamente com as Praças e Bibliotecas Digitais. O objectivo é massificar o acesso à internet em Moçambique.
Recursos digitais ao alcance de alunos e professores
Com a instalação da internet de alta velocidade, no Instituto Agro-Industrial de Salamanga, os alunos e professores têm agora acesso a recursos educacionais online. Designadamente pesquisar, aprender e comunicar de forma mais eficaz. Sem dúvida, um salto significativo na capacitação educacional da região.
A par disso, o Administrador do INCM anunciou ainda que, nesta primeira fase, a internet chegará a uma dezena de escolas do país. Este projecto reflecte o compromisso do Regulador de garantir educação de qualidade a todos os estudantes Moçambicanos.
A iniciativa “Internet nas Escolas“ resulta de uma parceria público-privada entre o INCM e a Starlink.
Outras notícias sobre a Iniciativa “Internet nas Escolas”
https://evidencias.co.mz/2023/10/26/mtc-lanca-internet-nas-escolas-da-starlink-em-salamanga/?amp=1
https://www.rm.co.mz/incm-lanca-iniciativa-internet-nas-escolas
https://www.jornaldomingo.co.mz/nacional/mtc-lanca-o-projecto-internet-nas-escolas/