No âmbito da promoção das competências digitais, a Autoridade Reguladora das Comunicações – INCM vai oferecer material informático, composto por 30 computadores, 15 UPS, 1 “router” GSM para internet, e duas impressoras braille à Escola Secundária Mateus Sansão Muthemba, na Cidade da Beira, Província de Sofala.
A oferta do equipamento insere-se no âmbito das acções de Responsabilidade Social do INCM, e é feita à margem da XVI Reunião de Balanço e Planificação, que decorre na Cidade da Beira, como mecanismo de incentivo ao uso de tecnologias e promoção da inclusão social no país, reduzindo deste modo as assimetrias regionais.
Segundo explicou Tuaha Mote, Presidente do Conselho de Administração do INCM, a espectativa do INCM é que o equipamento contribua para o desenvolvimento de competências digitais dos alunos desta escola.
“O desafio do país é que todo o cidadão tenha competências digitais e habilidades no uso das tecnologias de informação e comunicação. E este processo deve começar nas escolas. Por isso o INCM assumiu o compromisso de participar na redução dessas lacunas nas competências digitais dos alunos”, disse.
Os ciclones que fustigaram a cidade da Beira, destruíram parcialmente a Sansão Mutemba e parte do seu equipamento danificado, estando neste momento na fase de reconstrução e reposição do que se perdeu. A oferta vai melhorar a qualidade de ensino na escola, sobretudo no processo de educação inclusiva, atendendo que a escola alberga também alunos portadoras de deficiência.
A directora da escola, Rotafina Wilson, agradeceu o gesto do INCM, explicando que vai melhorar o sistema de ensino e aprendizagem, num momento que o país e o mundo avança para era digital.
“Os 30 computadores são um ganho para a nossa escola, sobretudo das impressoras braille, por sermos uma instituição inclusiva. As impressoras braille não vão beneficiar apenas a Escola Secundária Sansão Muthemba, mas também a outras instituições de ensino da Província de Sofala.”
A Escola Secundária Sansão Muthemba está empenhada na implementação de iniciativas tecnológicas. Recentemente introduziu a tecnologia assistiva, de modo a proporcionar maior independência, melhor qualidade de vida e inclusão social à pessoa com deficiência, através da ampliação de sua comunicação, mobilidade, controle de seu ambiente, habilidades de seu aprendizado, trabalho e integração social. Neste momento a escola já possui os respectivos aplicativos para a dinamização do processo.