A Conferência Nacional das Telecomunicações (ConTel) constitui o espaço para a busca de ideias e soluções com vista a melhoria contínua do desempenho das comunicações no país. O evento, organizado pela Autoridade Reguladora das Comunicações – INCM, tem a duração de dois dias (14 e 15 de Setembro), reunindo intervenientes de diversa proveniência, dentre nacionais e estrangeiros.
Neste evento, serão abordados os desafios da regulação, comunicações móveis no contexto da economia digital, a gestão, a manutenção e a partilha da infraestrutura de telecomunicações, a Internet das Coisas e a Inteligência artificial, qualidade de serviços, na vertente consumidor, entre outros. A IV ConTel decorre num momento em que o INCM celebra 30 anos da sua criação, sob o lema “Regulando as Comunicações Rumo à Transformação Digital”.
Falando no acto da abertura oficial, o Ministro dos Transportes e Comunicações, Mateus Magala exortou ao Regulador a dinamizar acções com vista a digitalização do país. Magala afirmou que a “transformação digital só pode se tornar realidade se continuarmos a impulsionar o crescimento do sector, através da promoção da expansão dos serviços de telecomunicações seguros, com qualidade e num ambiente competitivo, a preços acessíveis, para que todo cidadão fique conectado e disfrute dos benefícios da economia digital”.
Explicou que esta Conferência constitui um fórum criado como espaço de identificação de temas de actualidade na área das telecomunicações e de avaliação do posicionamento do sector no mercado. Desta forma, segundo disse, “a expectativa é que os debates destes dois dias do evento, sirvam igualmente para melhorar a percepção sobre as expectativas dos usuários dos serviços de telecomunicações e aprimorar soluções adequadas às preocupações apresentadas”.
O Secretário Geral da União Africana de Telecomunicações (ATU), John Omo, que também interveio na ocasião, manifestou o seu reconhecimento aos esforços desenvolvidos pelo INCM no desenvolvimento das telecomunicações a nível do país e a nível do continente, explicando que a instituição passou por diversas metamorfoses para poder atingir o nível actual.
Afirmou ainda que a Conferência serve para despoletar fenómenos que se pretende que as comunicações atinjam no continente africano. “Moçambique sempre esteve na linha da frente no que respeita aos eventos de África. Por isso enaltecemos os seus esforços no desenvolvimento de aspectos relativos a Regulação e Gestão de Espectro.
Por sua vez, Bridget Linzie, Secretária Executiva da Associação dos reguladores da África Austral (CRASA), também enalteceu a capacidade organizativa e dos temas selecionados, por parte da Autoridade Reguladora das Comunicações – INCM, nesta conferência, por ir de encontro aos interesses das comunicações na região e do país nos seus 30 anos.
CONTEL instituída para avaliar mercado das telecomunicações
O Presidente do Conselho de Administração do INCM, Tua Mote, explicou que o evento foi instituído com o objetivo fundamental de criar um fórum para discussão e avaliação do mercado das telecomunicações.
“Uma vez que a IV CONTEL coincide com as celebrações do trigésimo aniversário do INCM, iniciamos os debates passando em revista os 30 anos de regulação das comunicações. Sempre focados no presente e no futuro das comunicações, discutiremos dentre os vários assuntos, os desafios na gestão do espectro radioelétrico e da regulação num contexto de convergência tecnológica, rumo a transformação digital”, disse Mote, acrescentando que “avaliaremos também os desafios da digitalização da comunicação social, no contexto das redes sociais. E sobre as redes sociais, pretendemos também avaliar o seu impacto, desafios e as perspectivas de negócio.”
Explicou ainda que “à semelhança do que tem acontecido em outras ocasiões, nesta edição, juntamos personalidades e especialistas, nacionais e estrangeiras, para o debate e troca de experiências sobre o presente e o futuro das comunicações. Neste contexto, pretendemos, em conjunto, reflectir sobre as novas tecnologias no País e no mundo”.
A Conferência Nacional das Telecomunicações, que já vai na sua quarta edição é um evento bienal organizado pela Autoridade Reguladora das Comunicações – INCM, para se debater aspectos importantes que proporcionam o desenvolvimento das Comunicações. À margem da CONTEL, decorre uma exposição tecnológica que mostra as potencialidades de diversas entidades no que se refere ao funcionamento do sector das comunicações.