A Secretária de Estado na província de Inhambane Ludmila Maguni, orientou hoje, dia 2 de Setembro de 2022, a cerimónia de abertura do Workshop sobre Segurança e Resiliência das Comunicações, que decorreu na cidade de Inhambane e juntou perto de 80 participantes entre operadores de telecomunicações, instituições de segurança publicas e privadas, forças e defesa, justiça, sector financeiro, academia entre outros.
Na sua intervenção, a Secretaria de Estado na Província de Inhambane reconheceu que, o INCM na qualidade do Regulador das Comunicações no País, tem contribuído para garantir que a inclusão digital seja uma realidade em Moçambique, promovendo a expansão da rede de telefonia móvel, com maior preocupação para as zonas não preferenciais pelas operadoras, bem como financiando a internet com a instalação das praças digitais através do Fundo do Serviço de Acesso universal.
“As fraudes e burlas sofridas pelos utilizadores das redes de telecomunicações tem registado um alarmante crescimento e inquietam o Estado moçambicano. A Província de Inhambane registou, só neste ano, 137 casos de denúncias das quais as mais evidenciadas foram para as carteiras móveis das diferentes companhias de telefonia móvel. Por isso, há necessidade de maior divulgação de informação, bem como de se redobrar os mecanismos de colaboração entre as entidades envolvidas no combate a este tipo de crime, para que os seus índices sejam reduzidos ou mesmo estancados”. Referiu Ludmila Maguni.
O Administrador Executivo do INCM, Francisco Chate, disse que é em reconhecimento da importância das comunicações seguras que INCM decidiu, no âmbito das celebrações do seu 30º aniversário, realizar nas três regiões do País, seminários e workshops, com vista a sensibilização do cidadão para o uso consciente dos serviços e redes de telecomunicações.
“O grande desafio para esta época é o aumento exponencial do número de burlas e fraudes, com recurso aos dispositivos e redes de telecomunicações, o que passou a constituir grande preocupação para o Regulador das Comunicações, a Procuradoria Geral da República, o Banco de Moçambique, a Associação dos Bancos, os operadores de redes de telecomunicações, forças de defesa e segurança, entre outras instituições”. Reconheceu Francisco Chate.
Neste workshop, foi apresentado o “Estágio das Comunicações na Província de Inhambane”, pela Delegada Provincial do INCM em Inhambane, Dilária Gulela, o “Plano Nacional de Atribuição de Frequências (PNAF)”, apresentado pelo Director de Serviços de Radiocomunicações e Fiscalização no INCM, Martins Langa, terminando-se com “os Desafios das Fraudes nas Tecnologias de Informação e Comunicação” e apresentação da “Plataforma de Denúncias”, que constituiu o cerne do evento, apresentado por Osvaldo Cossa, Técnico Informático no INCM.