WEb SELECT 060A0421Com a criação e expansão dos serviços digitais, cresce também a necessidade de implementação de medidas de prevenção e combate as fraudes e burlas, uma vez que os malfeitores desenvolvem continuamente as suas técnicas para o efeito.

Desta forma, os participantes do Workshop sobre Segurança e Resiliências das Comunicações, que teve lugar nesta sexta-feira, 2 de Setembro, na Cidade de Quelimane, Província da Zambézia aconselham às entidades competentes a promover e implementar mais acções que facilitem o combate a este mal. Sendo assim, há necessidade de se pensar na provisão de serviços de forma segura, para que não sirvam de fonte primordial de risco para o cidadão.

Falando no evento, em representação do Secretário do Estado, Manuel Jaime Cosme, Director do Gabinete do Secretário do Estado na província, afirmou que o Governo está empenhado na expansão dos serviços de comunicações, salvaguardando a segurança e qualidade de serviço.

Para garantir a segurança, referiu a existência de várias acções em curso, dentre elas a Plataforma de denúncia e os debates promovidos pelo INCM a nível nacional. “A realização deste workshop pelo Regulador das Comunicações, constitui uma das respostas do Governo a esta preocupação, pois as redes de telecomunicações têm sido usadas para a prestação de serviços de vária ordem, com maior incidência para os financeiros, o que ocasiona o aumento das burlas e fraudes”.WEB 060A0386

Na sua intervenção, o Presidente do Conselho de Administração do INCM, Tuaha Mote, explicou que a instituição, no âmbito das celebrações do seu 30º Aniversário, tem vindo a realizar este tipo de workshops nas capitais provinciais, onde para além da questão das burlas e fraudes, são também abordados os projectos de inclusão digital e o processo de atribuição e uso de frequências nacionais.

Segundo explicou Mote, “compete ao INCM promover a expansão e modernização das redes e infraestruturas de comunicações para a provisão e desenvolvimento de serviços seguros e de qualidade, bem como garantir o acesso aos serviços de Internet de banda larga, para que ninguém fique de fora no processo de transformação e inclusão digitais”.

 Em representação da autarquia acolhedora do evento, Renato da Silva, Vereador de Desenvolvimento e Planificação no Conselho Autárquico de Quelimane, explicou que nos dias de hoje, é necessário um maior investimento no combate ao crime cibernético, burlas e raptos, onde os criminosos recorrem aos telemóveis para consecução dos seus crimes.

Reconheceu a importância do envio das mensagens de alertas no combate a este tipo de crimes. “O INCM tem desenvolvido esforços no envio de mensagens. Acreditamos que as informações difundidas pelos diversos meios de comunicação e informação desempenham um papel preponderante”.

Onde estamos

Praça 16 de Junho nr. 340
Bairro da Malanga, 848 Maputo

mapa

Organizações Internacionais e Regionais

Outros Reguladores

Siga-nos:

fbinstlkdn

Contacto

Sede: +258 21 227100

Cell: +258 82 328 3850 / +258 84 398 5951

Email: info@incm.gov.mz

Praça 16 de Junho nr. 340 - Bairro da Malanga, 848 Maputo