Os clientes das três operadoras de telefonia móvel celular que operam no país, que usa carteiras móveis Mkesh (da Tmcel), m-Pesa (da Vodacom) e e-Mola (da Movitel), passam, desde 1 de Julho corrente, a fazerem operações financeiras entre si, por via da interligação através da SIMORede, segundo o comunicado do Banco de Moçambique, divulgado hoje, 11 de Julho.
A interligação surge como resultado da expansão da rede e dos serviços de telefonia móvel no país, o que cria oportunidades para o alargamento do acesso aos serviços financeiros, fornecidos pelas instituições de moeda electrónica em Moçambique. Com esta possibilidade, os utilizadores podem transferir e receber dinheiro entre si, de forma cómoda.
Este processo assinala uma etapa fundamental no processo das transações financeiras e alcança-se uma das principais metas na Estratégia Nacional da Inclusão Financeira. Antes desta possibilidade, os utilizadores não podiam enviar dinheiro para números de outra operadora e nem receber, o que reduzia as possibilidades de inclusão financeira.