O novo ministro dos Transportes e Comunicações (MTC), Mateus Magala, reuniu-se no passado dia 16 de Junho, três dias após a sua nomeação, com dirigentes das instituições e empresas tuteladas pelo seu pelouro. O encontro realizou-se no Auditório Salomão Manhiça, na Sede da Autoridade Reguladora das comunicações – INCM.
Na reunião estiveram presentes quadros seniores do Ministério dos Transportes e Comunicações, e das instituições e empresas tuteladas, nomeadamente Autoridade Reguladora das comunicações – INCM, Moçambique Telecom (TMCEL), Instituto Nacional de Meteorologia (INAM), Instituto Nacional dos Transportes Terrestres (INATRO), Fundo de Desenvolvimento de Transportes e Comunicações (FTC), Agência Metropolitana de Transportes (AMT), Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM), Instituto Ferro Portuário, Aeroportos de Moçambique (ADM), Linhas Aéreas de Moçambique (LAM), Instituto de Aviação Civil de Moçambique (IACM), Escola Superior de Ciências Náuticas (ESCN), Escola Nacional de Aeronáutica (ENA), Empresa Moçambicana de Dragagem (EMODRAGA), Transmarítima, Agência de Desenvolvimento Espacial (ADE), Instituto de Transporte Marítimo (INTRANSMAR).
Na sua intervenção, Magala explicou que foi indicado para o cargo para cumprir missão do Estado, daí convidar a todos dirigentes a seguirem-no neste propósito. “Fui convidado pelo Presidente Filipe Nyusi para esta missão, para resolver assuntos do Estado. Devemos nos orientar para soluções e não para problemas”, disse. Orientou ainda para uma melhor colaboração entre as instituições e o Ministério para garantir que todos estejam alinhados, e o Ministério esteja devidamente informado sobre os problemas, desafios e soluções em curso.
Dentre as diversas missões, a nível nacional e internacional, Mateus Magala, exerceu funções de Presidente do Conselho de Administração da empresa Eletricidade de Moçambique (EDM) e antes da sua nomeação era vice-presidente dos Serviços Institucionais e Recursos Humanos do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD). Magala é Doutorado em Economia, pela Universidade australiana de Vitória e é mestrado em Economia e Econometria, em Gestão de Empresas e em Economia e Gestão de Transportes, pela Universidade de Sydney, também na Austrália.