A Autoridade Reguladora das Comunicações - INCM participa, de 6 a 16 de Junho corrente, na Conferência Mundial de Desenvolvimento das Telecomunicações (WTDC-22), que decorre em Kigali, capital Ruandesa, sob o lema: “Conectar os não conectados para o alcance do desenvolvimento sustentável”. A delegação, chefiada pelo Presidente do Conselho de Administração do INCM, Tuaha Mote, integra diversos quadros a vários níveis, ligados às áreas que incorporam a instituição.
O evento irá debater a conectividade, associada ao dilema da sustentabilidade, que constituem um desafio para Moçambique e para o mundo na actualidade.
A Conferência Mundial de Desenvolvimento das Telecomunicações constituir-se-á, igualmente, num momento de reflexão por parte dos membros da União Internacional das Telecomunicações (ITU) que, presentemente, têm como desafio, não só conectar os não conectados, mas também envidar esforços no sentido de assegurar o uso racional das Tecnologias de Informação e Comunicação como instrumento para o alcance dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável e construção de um mundo equilibrado.
A WTDC é um evento quadrienal que decorre no intervalo entre duas conferências plenipotenciárias, visando discutir tópicos, projectos e programas relevantes no desenvolvimento das telecomunicações, fornecendo directrizes e orientações ao sector das TICs.
A WTDC-22, na qualidade de evento antecedente da Conferência Plenipotenciária da UIT (PP-22), servirá, não somente para apreciar os avanços alcançados na implementação das decisões da WTDC-17, como também para debater e harmonizar as posições para a PP-22, órgão máximo da União.
No primeiro dia do evento, numa perspectiva de capitalização da presença do INCM em Kigali, à margem da WTDC-22, o Presidente do Conselho de Administração, com o objectivo de subsidiar as actividades do Grupo de Trabalho de Satélite de Moçambique (MozSat), participou num encontro focado na operacionalização das comunicações por satélite como recurso para o desenvolvimento sustentável em África.
No mesmo dia, a Delegação Moçambicana manteve encontro com o representante da Spider, parceiro do INCM há longos anos na capacitação em matérias relativas a regulação. Neste encontro, Ulf Larsson, Gestor de Programas da Spider, reiterou o interesse desta organização em continuar a colaborar com o INCM e anunciou as negociações em curso com a ANACOM, com vista a reduzir as barreiras que, geralmente, a componente linguística tem constituído na assimilação das matérias ministradas.