Ema Chicoco foi galardoada com o Prémio Carreira pela Associação Internacional das Comunicações de Expressão Portuguesa (AICEP), em reconhecimento do seu empenho durante o tempo que dirigiu os destinos da Autoridade Reguladora das Comunicações – INCM, como da Autoridade Reguladora das Comunicações – INCM, entre os anos 2013 e 2019.
O acto teve lugar à margem da XXIX Assembleia-Geral (AG) da AICEP, que decorreu entre os dias 17 e 18, em São-Tomé e Príncipe. No mesmo evento, o PCA da Tmcel, Mahomed Rafique Mahomed, recebeu o prémio Liderança, em reconhecimento da forma como conduziu o processo de fusão da Moçambique Celular (Mcel) e das Telecomunicações de Moçambique (TDM). O prémio Inovação coube à Angola Cables.
Na mesma AG constituíram pontos de agenda a deliberação sobre o relatório de gestão e contas do Exercício de 2021, tomada de decisão sobre a suspensão da Televisão de Moçambique, E.P (TVM) como membro efetivo, ao abrigo dos Estatutos da organização, proposta que foi aprovada com unanimidade.
Deliberou-se igualmente sobre as propostas do Plano de Actividades, orçamento e quotas para 2022, bem como o local da reunião da Assembleia-Geral Ordinária e XXX Fórum AICEP das Comunicações, em 2023, sendo Angola o país eleito.
Em relação à substituição da extinta Empresa Nacional de Correios de Moçambique como vogal do Conselho Fiscal, para completar o mandato em curso (2021 /2023), não foi tomada nenhuma decisão, este ponto foi retirado da agenda e remarcado para a próxima sessão.
Sobre a premiação de Ema Chicoco
Segundo se fez saber no acto da premiação, Ema Chicoco é premiado em reconhecimento à sua dedicação na participação do processo de desenho das políticas postal e de telecomunicações no país, envolvimento na criação do INCM, liderança dos estudos no processo de abertura do mercado das telecomunicações.
Chicoco coordenou a elaboração da lei de base de Telecomunicações, que permitiu a liberalização do sector em Moçambique. Durante 10 anos dirigiu o Departamento de Comunicações no Ministério dos Transportes e Comunicações.
Durante seis anos (2013-2019), foi Presidente do Conselho de Administração da Autoridade Reguladora das Comunicações - INCM, liderando o processo de consolidação da instituição, melhoria da imagem institucional a nível nacional e internacional e melhoria do quadro regulatório do sector. Foi na sua liderança que se iniciou a implementação do projecto das Praças Digitais no contexto da universalização e melhoria do acesso aos serviços de telecomunicações. Iniciou ainda o processo de Migração de Televisão Analógica para Digital.
Intervindo na ocasião, Ema Chicoco explicou que a sua premiação não resulta de esforço individual. Agradeceu a todos os colegas do INCM que se empenharam e abraçaram a causa, contribuindo deste modo para o seu profissionalismo, o que resultou na sua premiação. Foi um trabalho de unidade e profissionalismo.
CLica e veja o VÍDEO PREMIAÇÃO AICEP