Moçambique acolhe, de 24 a 26 de Maio, na Província de Inhambane, a XI Reunião de Intercâmbio das Autoridades de Comunicações da Língua Portuguesa (RIA), que decorre sob o lema “Gestão Racional do Espectro como instrumento de promoção da Qualidade de Serviço”.
A RIA é um evento técnico que decorre anualmente e tem como principal objectivo harmonização e troca de experiências, entre as Autoridades Reguladoras das comunicações dos estados membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP, bem como renovar os acordos de cooperação existente entre os países. Inicialmente, esta reunião visava os países insulares. Entretanto, dado o interesse que tem vindo a granjear e os assuntos que nele são abordados, actualmente torna-se imperiosa a participação de todos os países da CPLP incluindo os não insulares.
Este encontro ganha importância num momento em que o sector das telecomunicações e Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) tem vindo a conhecer um crescimento inquestionável a nível global.
Este facto concorre para o surgimento de novos paradigmas na forma de estar das autoridades reguladoras do sector a nível global e, em particular, a nível dos países de língua oficial portuguesa.
Aliado a este processo dinâmico, dentro das sub-regiões onde estão inseridos, os estados têm o desafio de assegurar que este crescimento tecnológico proporcione cada vez mais benefícios aos cidadãos.