- Uma iniciativa do INCM, através do Fundo do Serviço de Acesso Universal
O Governo, através do Fundo do Serviço de Acesso Universal (FSAU), património autónomo do Instituto Nacional das Comunicações de Moçambique (INCM), procedeu, na manhã de hoje, no quadro da abertura oficial do Ano Lectivo 2021, pelo Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, à entrega de uma sala de informática à Escola Secundária de Carapira, localizada na localidade do mesmo nome, posto administrativo-sede de Monapo, província de Nampula..
A sala contém 25 computadores de mesa e os respectivos acessórios, incluindo uma impressora/fotocopiadora de alta resolução, bem como serviços de Internet. Uma linha de Internet (de 10 Mbps) é partilhada com dois pontos de acesso, sendo um para o interior (a sala de informática) e, outro, externo, para o pátio escolar (praça digital), com capacidade de 90 utilizadores em simultâneo.
O Director-geral (Dg)), Tuhua Mote, acompanhado pelo Secretário Executivo do FSAU, Constâncio Trigo, foi quem prestou explicações ao Presidente da República sobre o funcionamento da sala de informática. Saliente-se que, para além do equipamento informático, foram oferecidos aos alunos 480 pastas escolares, contendo cadernos e outro material escolar.
A acção do INCM/FSAU mereceu lugar de destaque no discurso do Chefe do Estado, o qual abrangeu a inauguração da Escola Secundária de Carapira, a abertura oficial do Ano Lectivo de 2021 e o lançamento do Plano de Acção para a Aceleração da Alfabetização de Jovens e Adultos (2021-2029). Como disse o Dg, numa das ocasiões, “o que o FSAU faz, fortalece a visibilidade do INCM”.
Ora, a sala de informática vai beneficiar alunos daquele estabelecimento de ensino, construído recentemente e com capacidade para a cerca de 500 estudantes, em matéria de acesso à informação e, principalmente, aos conteúdos atinentes aos seus estudos, constituindo deste modo um grande contributo à inclusão digital.