A 9 de Outubro (sexta-feira), a Comunidade Internacional comemora o Dia Mundial dos Correios, este ano sob o lema “Mais do que correio”. Ou, como declara o Director-geral da União Postal Universal (UPU), Bishar Hussein, na mensagem dedicada à efeméride, referindo-se ao percurso desta organização na realização da sua missão, “mostrámos que somos mais do que correio”.
Segundo Hussein, “desde o início, superámos guerras, desastres naturais e peste e sempre cumprimos com a entrega das encomendas. No entanto, 2020 foi o ano em que a indústria postal mostrou ao mundo a sua resiliência, determinação e o papel inestimável que ela desempenha em todas as sociedades. Mostrámos que somos mais do que correio.”
Esta efeméride, decorrente da assinatura do Tratado de Berna pelos Membros da União Postal Universal (UPU), em 1874, é todos os anos celebrado mundialmente nesta data.
O timoneiro da UPU afirma que se precisa de reconhecer os incríveis sacrifícios feitos pelos operadores postais e seus colaboradores, durante a pandemia global de COVID-19”.
“Alguns deles perderam a vida tragicamente; outros enfrentaram danos que mudaram sua saúde. Outros mais sofreram de várias outras maneiras”, declarou.
Bishar Hussein destaca que, a meio de paralisações de companhias aéreas, encerramento de fronteiras, surtos em centros de triagem e outros lugares, a correspondência sempre foi mantida em movimento.
“Quando os obstáculos barraram o caminho, novas rotas foram criadas. Trens e barcos substituíram os aviões de passageiros; os operadores postais conceberam novas formas de trabalhar, novas formas de entrega. Enormes cadeias logísticas que transcendem fronteiras nacionais e continentes - cobrindo vastas distâncias - foram alteradas em dias e semanas. A inovação e criatividade foram marcas deste novo período e motores de novas formas de prestação de serviços sociais e financeiros aos clientes”, defende o timoneiro da UPU.
Por isso, acrescentou, o Dia Mundial dos Correios é um momento adequado para homenagear os países-membros, os operadores postais, os colaboradores dos correios e todos os demais envolvidos na entrega da correspondência.
Efectivamente, a consciencialização da população e das empresas sobre o papel do sector postal no dia-a-dia e a sua contribuição para o desenvolvimento social e económico dos países constitui o objectivo da comemoração desta efeméride.