A Autoridade Reguladora das Comunicações de Moçambique (ARECOM) e a Financial Sector Deepening Mozambique (FSDMoç) assinaram, hoje, 29 de Novembro, um memorando de entendimento que visa oficializar e fortalecer as relações existentes entre as duas instituições nos domínios de desenvolvimento das tecnologias viradas para inclusão financeira.
Este memorando, segundo o Presidente do Conselho de Adminsitração da ARECOM, vai elevar o nível do sector de regulação das tecnologias. O financiamento de projectos vai estimular a redução gradual do custo dos processos de pagamentos electrónicos e torna-los mais abrangentes.
“Apoiar estas iniciativas é um trabalho muito importante em termos de desenvolvimento de alternativas para as pessaas conseguirem fazer operações financeiras de forma facilitada. O dinheiro é parte importante no processo no desenvolvimento porque faz as pessoas prosperarem”, disse Muchanga.
Dentre as demais actividades previstas, destaca-se a promoção e divulgação das startups nacionais e de seus produtos, participação das mesmas em eventos internacionais, entre outros.
“Esta assinatura é formalização de uma relação de trabalho que tem vindo a ser desenvolvido com a ARECOM, na promover da inclusão financeira com recurso a meios digitais como força motriz do desenvolvimento do país, envolvendo áreas de formação e investigação tecnológicas” disse Esselina Macome, Directora Executiva da FSDMoc.
A contribuição desta parceria inclui também a formação de técnicos que trabalham com tecnologias em áreas financeiras digitais.