Cidadão seguro no ecossistema digital é o lema sob o qual vai decorrer, em Maputo, no próximo mês (Novembro), nos dias 13 e 14, a Segunda Conferência Nacional sobre a Segurança Cibernética (mozcyber), no Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano.
Participarão representantes de diversas instituições públicas e privadas dos sectores de energia, água, telecomunicações, transportes, finanças, defesa e segurança do Estado, administração da justiça, entre outros.
Esta plataforma tem como objectivo a avaliação conjunta dos desafios da segurança cibernética em Moçambique, definir as acções necessárias para a garantia da mesma e divulgar as boas práticas.
A conferência é organizada pela Autoridade Reguladora das Comunicações de Moçambique (ARECOM) em colaboração com Instituto Nacional das Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC), Associação Moçambicana de Profissionais e Empresas de Tecnologias de Informação (AMPETIC), Instituto Nacional do Governo Electrónico (INAGE) e empresas Deloite, dataserv e mcnet.
Recorde-se que a primeira conferência realizou-se em Maputo nos dias 22 e 23 de Novembro do ano transacto.