A Governadora da Província do Niassa, Francisca Domingos Tomás, inaugurou, no passado dia 7 de Abril, a Praça Digital do Niassa, instalada pelo Fundo do Serviço de Acesso Universal, entidade gerida pela Autoridade Reguladora das Comunicações-INCM.
O evento coincidiu com a celebração do Dia da Mulher Moçambicana que, naquele ponto do país, foi caracterizado por passeatas populares, dança e cor das vestes tradicionais.
“As Telecomunicações e Tecnologias de Informação e Comunicação constituem elementos-chave para o desenvolvimento social e económico e, consequentemente, para a aceleração da materialização dos Objetivos e Metas de Desenvolvimento Sustentável”, afirmou a governadora.
Francisca Tomás acrescentou que o Governo reitera o seu apoio à massificação da Internet e exorta a Autoridade Reguladora das Comunicações.INCM a avançar com mais acções do género.
A propósito, no âmbito do projecto das Praças Digitais do FSAU, uma outra praça será instalada naquela província, precisamente em Metangula, capital do distrito de Lago.
Segundo Hilário Tamele, Director de Radiocomunicações e Tecnologias no INCM, privilegia-se o desencadeamento de projectos direcionados para as zonas de difícil acesso. “Os moçambicanos, independentemente do local onde vivem, têm o direito de se comunicar”, destacou.
Tamele iniciara o seu discurso felicitando a mulher: “Em nome da Autoridade Reguladora das Comunicações-INCM, e em meu nome próprio, felicito à mulher de Lichinga, pelo Dia da Mulher Moçambicana, especialmente à Sua Excelência Francisca Domingos Tomás, Governadora da Província do Niassa, cujo papel nos destinos da província é de grande destaque”.