Os ministros da SADC, responsáveis pelas Telecomunicações, Correios e Tecnologias de Informação e Comunicação, lançaram ontem (dia 16.06.2011), em Gaberone, capital do Botswana, uma nova associação regional que reúne as autoridades reguladoras do sector das comunicações da África Austral. A nova organização mantém a designação anterior - Associação de Reguladores de Comunicações da África Austral (CRASA), resultando da fusão com a Associação dos Reguladores dos Correios (SAPRA).
A fusão da CRASA e SAPRA decorreu do reconhecimento da convergência no domínio do quadro regulatório das TIC's e Correios, bem como do facto de as duas associações terem sido criadas pelos mesmos membros que eram reguladores das Comunicações da SADC.
É de referir que em Dezembro do ano transacto representantes da CRASA e SAPRA, associações regionais da África Austral das autoridades reguladoras dos sectores postal, de telecomunicações e de tecnologias de informação e comunicação (TIC's) reunidos em Maputo discutiram diferentes matérias relacionadas com a formação da nova associação, cujo processo de fusão devia decorrer até Junho do ano corrente.
"Numa relação de custo e benefícios, as autoridades reguladoras da região, os operadores, as agências e indústrias do sector terão, evidentemente, mais ganhos, interagindo numa única associação", declarara um alto funcionário do INCM, na ocasião.
Dentre os presentes na reunião de Gaberone, conta-se o Vice-Ministro dos Transportes e Comunicações, Eusébio Saíde, o Presidente do Conselho de Administração do INCM, Isidoro Pedro da Silva, o Director-Geral desta mesma instituição, Américo Muchanga, entre outros responsáveis.
Lembre-se que os Ministros da SADC Responsáveis pelas Telecomunicações, Correios e TIC, decidiram fundir a Associação de Reguladores de Comunicações da África Austral (CRASA) e a Associação dos Reguladores dos Correios (SAPRA), durante sua reunião em Swakopmund, na Namíbia, em 25 de Junho de 2010.