O Instituto Nacional das Comunicações de Moçambique (INCM) – Autoridade Reguladora dos Sectores Postal e de Telecomunicações procedeu, hoje, à entrega da licença à Movitel, SA, empresa vencedora do Concurso Público para o Licenciamento do Terceiro Operador de Telecomunicações Móveis Celular.
Recorde-se que o Concurso fora lançado no dia 5 de Abril de 2010 por Sua Excelência o Ministro dos Transportes e Comunicações, Eng.º Paulo Zucula. Participaram, no referido concurso, três empresas: a TMM, S.A., a MOVITEL, S.A. e a UNI-TELECOMUNICAÇÕES, LDA.
O Júri elaborou o Relatório Final que foi homologado pelo Conselho de Administração do INCM, cujos resultados, que conjugam a Avaliação Técnica e a Avaliação Financeira, davam vitória à MOVITEL, S.A., com 96,437 %, seguida pela UNI-TELECOMUNICAÇÕES, LDA, com 86,547% e a TMM, S.A., com 80,764 %.
"Temos a obrigação de penhorar aqui e agora o sentimento de que encaramos o serviço que ora nos comprometemos prestar como um serviço público virado para a satisfação do b em comum. Queremos tornar as pessoas mais próximas de redução das assimetrias, queremos tornar as pessoas mais próximas umas das outras", disse a representante da Movitel, logo depois da assinatura da escritura pública.
"Viemos para conjugar o verbo estar. Estaremos aqui de forma responsável. Olhamos para a responsabilidade social corporativa como uma contrapartida justa do direito de cá estar", acrescentou.
Na cerimónia de entrega da licença, estiveram presentes membros do Governo, incluindo o ministro dos Transportes e Comunicações, Paulo Zucula, representantes de diferentes operadores do sector das comunicações e jornalistas dos media nacionais e estrangeiros.