Uma delegação dos deputados da Assembleia da República (AR) pela bancada do Movimento Democrático de Moçambique (MDM) visitou, na manhã de hoje, o Instituto Nacional das Comunicações de Moçambique (INCM).
A delegação, composta de quatro deputados, era chefiada pelo relator da Bancada do MDM, Venâncio Mondlane. A Presidente do Conselho de Administração (PCA) do INCM, Ema Chicoco, fez-se acompanhar no encontro pelo Director-Geral, Américo Muchanga, e outros quadros.
É de referir que o INCM preside a Comissão Nacional para a Migração Digital (COMID). O encontro começou com a apresentação do estado das comunicações no país e do processo de migração digital.
Na ocasião, várias questões foram levantadas pelos deputados sobre acções de implementação da migração da radiodifusão analógica para a digital e, também, a representatividade na COMID dos operadores privados da televisão, a actividade regulatória do INCM e o registo dos cartões SIM.
"Ficámos com uma opinião positiva porque, na matéria que nos levou a solicitar o encontro, que é a do processo de migração digital, a instituição mostrou-se muito bem preparada", disse Venâncio Mondlane.
Mondlane frisou que "esclarecemos zonas de penumbra que, na sociedade, ainda não estão bem interpretadas, como, por exemplo, a questão de switch off (o apagão). Não se tratou apenas de um relato de dificuldades, mas, também, de identificação de medidas necessárias para a superação das mesmas".
O Relator da Bancada parlamentar do MDM disse que existem medidas concretas e precisas de como mitigar um problema regional, como é o caso das interferências transfronteiriças.
"Saímos com mensagem de esperança sobre questões que constituíam dúvidas e aflições dos cidadãos", rematou Mondlane.