O Instituto Nacional das Comunicações de Moçambique (INCM) – Autoridade Reguladora dos Sectores Postal e de Telecomunicações, em parceria com o Fundo do Serviço de Acesso Universal (FSAU), o International Centre of Theoretical Physicas (ICTP), o Centro de Informática da Universidade Eduardo Mondlane (CIUEM) e a empresa Internet Solutions (IS), realiza, no dia 5 de Agosto do corrente, sob o lema Rádios cognitivas para comunicação rural, um workshop sobre a implementação do Projeto-piloto TV-White Spaces (TVWS) em Moçambique.
O workshop, que reunirá académicos, provedores de serviço de Internet (ISP) e representantes da Sociedade Civil, tem como objectivo debater o papel das novas tecnologias sem fio no provimento do acesso à Internet em zonas rurais a custos acessiveis.
O Projecto-piloto de TV-White Spaces em Moçambique será implementado no Município de Boane, na província de Maputo.
Nas telecomunicações, o conceito white spaces (espaços em branco) refere-se a partes do espectro não utilizadas que poderão ser reutilizadas para implementação de outros serviços.
Na faixa especifica de radiodifusão televisiva terrestre em UHF(470 MHz a 790 MHz), existem espaços em branco que através do uso das tecnologias de rádio cognitiva para white spaces, podem ser usados para prover a conectividade à Internet de banda larga.
Sublinhe-se que, à medida que se fica cada vez mais dependente da Internet para comunicação, informação, serviços de saúde e negócios, entre outros aspectos, tornar-se claro que a conectividade deve ser vista como um direito humano básico.
Devido a factores de vária ordem, tais como ambientais, distância entre os principais provedores de serviços de Internet e as zonas desprovidas de serviços e à falta de incentivos financeiros, a conectividade escasseia principalmente nas áreas com baixa densidade populacional. Entretanto, analisado o impacto da introdução desta tecnologia junto das comunidades, pretende-se que o TV-White Spaces seja uma das soluções da conectividade eficaz e eficiente para o provimento do serviço de internet a baixo custo.