"O País precisa de continuar a investir em áreas estratégicas como são as Comunicações", declarou, hoje, o Ministro dos Transportes e Comunicações, Carlos Mesquita, na inauguração do Sistema Integrado de Gestão e Monitorização do Espectro Radioeléctrico (SIGMER).
O governante moçambicano sublinhou que "a aquisição do equipamento que hoje inauguramos é, uma vez mais, um sinal claro de que as dificuldades quotidianamente evocadas, não devem servir de pretexto para protelarmos a implementação de soluções para os desafios vitais do nosso País".
Participaram na cerimónia de inauguração do SIGMER, que decorreu na sede do INCM, em Maputo, quadros do sector das comunicações, representantes das forças de defesa e segurança e outras entidades públicas e privadas.
Com o SIGMER, o país passa a dotar-se de mais um instrumento de especialidade que lhe permite gerir o espectro radioeléctrico, permitindo-o a combater de forma enérgica situações de uso indevido do espectro radioeléctrico, o uso de equipamentos e sistemas de comunicações ilegais e comunicações interditas.
O projecto SIGMER, iniciado em 2013, foi precedido de um concurso público internacional do qual ficou elegível com melhor proposta técnica e financeira, a TCI INTERNATIONAL, INC, uma empresa norte-americana, informou a Presidente do Conselho de Administração do INCM, Ema Chicoco.
O Director de Radiocomunicações e Tecnologias, no INCM, Hilário Tamele, procedera à apresentação do SIGMER. Afirmara que o mesmo "cobrirá os principais centros populacionais e de negócios nacionais distribuídos por regiões, designadamente, as zonas Sul, Centro e Norte do país".