O Instituto Nacional das Comunicações de Moçambique e a NOVABASE, realizam, no dia 2 de Junho, em Maputo, um workshop subordinado ao tema Economia Digital – Desafios da Identificação Digital do Cidadão. O objectivo do evento é a promoção e a aposta na tecnologia e competitividade, reafirmando a utilização dos meios tecnológicos como forma de desenvolver um crescimento integrado e sustentável.
Participarão representantes de ministérios como do Interior, Justiça, do Trabalho, Emprego e Segurança Social, MTC, de Instituições de administração pública, empresas públicas e privadas do sector das comunicações, estabelecimentos do ensino superior, entre outras.
A discussão, cada vez mais frequente, das diferentes abordagens tecnológicas que podem ser desenvolvidas em Moçambique, fazem com que este mercado seja bastante atractivo, mesmo num período económico mais inconstante como aquele que Moçambique está a atravessar de momento.
Importa referir que a Novabase é especializada em Tecnologias de Informação e Comunicação e encontra-se representada, para além de Portugal, em Moçambique, Espanha, Reino Unido, Turquia, Emirados Árabes Unidos e Angola.
Neste momento, a informatização das instituições é um dos caminhos para o desenvolvimento. Este é um processo essencial e incontornável para um país, como Moçambique, que faz parte de um contexto tecnológico global.
Segundo Nelson Teodoro, Director-geral da Novabase Moçambique, "as tecnologias de informação são essenciais à promoção do desenvolvimento baseado na transparência, pois todos os dados ficam registados e, com as devidas medidas de segurança, disponíveis para serem consultados e trabalhados de maneira a que os possamos traduzir em informação válida para tomar decisões, quer sobre o país de forma geral, quer sobre os nossos negócios e as nossas vidas em particular."