A 2.ª Reunião da União Africana das Telecomunicações (ATU) Preparatória da Assembleia Mundial da Normalização das Telecomunicações (WTSA-16), realizou-se em Maputo de 4 a 7 de Abril. Participaram delegados oriundos de 17 Estados-membros da ATU.
Os principais objectivos da 2.ª reunião preparatória do Grupo Africano, incluíam o progresso do trabalho da União Internacional das Telecomunicações (ITU) na sua preparação para a WTSA-16, bem como os pontos-chave da agenda; ter uma visão geral sobre as contribuições dos Estados-membros e outras regiões da ITU, apreciar os resultados de trabalho de quatro grupos de trabalho criados durante a 1.ª reunião preparatória da WTSA-16 realizada em Setembro de 2015, em Dakar, Senegal, e continuar a discussão sobre a posição comum africana relativamente a vários tópicos que constarão da agenda da WTSA-16.
A reunião de Maputo criou uma oportunidade de os Membros da ATU trocarem opiniões sobre o processo de nomeação de candidaturas a diferentes grupos de estudo para o período seguinte de estudo.
Para além dos delegados africanos, de Argélia, Burundi, Costa de Marfim, Egipto, Gâmbia, Quénia, Lesoto, Moçambique, Níger, Nigéria, Serra Leoa, África do Sul, Sudão, Senegal, Tunísia, Chade e Zimbabwe, participaram também nesta reunião, na qualidade de observadores, representantes da ITU e de agências (AfriNIC, ISOC, GSMA, ICANN e SATA). O INCM foi co-organizador da 2.ª Reunião da ATU Preparatória da WTSA-16.
Importa salientar que os participantes desta Reunião, dentre eles quadros do INCM, participaram num seminário sobre qualidade de serviço organizado como parte da mesma.
Organizada em colaboração com o INCM, a 2.ª Reunião da ATU Preparatória da WTSA-16 fora solenemente aberta pelo Ministro dos Transportes e Comunicações, Carlos Mesquita, e encerrada pela Administradora Maria Cremilda Massinga.