Peritos da SADC reflectem sobre decisões da WRC-15
Peritos da SADC reunem-se de 8 a 10 do corrente em Maputo para se debruçarem sobre as decisões da Conferência Mundial de Radiocomunicações (WRC-15) e seu impacto na região, realizada o ano transacto em Genebra, de 2 a 27 de Novembro. O Secretário Permanente do Ministério dos Transportes e Comunicações, Pedro Inglês, procederá à abertura oficial da Reunião da SADC Pós-WRC-15.
Em conformidade com a agenda, será organizado para os mesmos peritos e quadros das autoridades reguladoras nacionais das comunicações um workshop sobre boas práticas de atribuição do espectro radioeléctrico, particularmente as de precificação eficiente do espectro e técnicas da sua atribuição.
Lembremo-nos que a WRC-15 centrou em questões de interesse mundial, tais como a vigilância da mudança climática, as comunicações para a protecção pública e operações de socorro, a pesquisa espacial, a segurança rodoviária, alocação de espectro à banda larga móvel 5G, os sistemas de navegação e comunicações marítimas.
Um dos temas importantes discutidos foi a vigilância mundial dos voos de aviação civil, uma preocupação internacional provocada pelo desaparecimento do voo MH 370 da Malaysia Airlines, em 2014.
Muitos destes aspectos serão devidamente sumarizados e incluídos nas agendas nacionais, iniciando-se, em simultâneo, o processo de preparação para a Conferência Mundial de Radiocomunicações 2019 (WRC-19)