O auditório do edifício-sede da Autoridade Reguladora das Comunicações – INCM, em Maputo. A cerimónia de atribuição do nome em memória do primeiro Presidente do Conselho de Administração terá lugar amanã, dia 14, e será liderada pelo Ministro dos Transportes e Comunicações, Carlos Mesquita.
Cerca de 150 convidados estarão presentes na cerimónia de homenagem ao saudoso timoneiro do INCM, destacando-se, dentre eles, actuais e antigos membros de Governo, represetantes do sector das comunicações, correlegionários, expoentes da vida política moçambicana e da esfera da cultura, bem como membros de família.
A homenagem ao primeiro presidente do Conselho de Administração do INCM enquadra-se no programa das celebrações do 24.º aniversário da criação desta entidade reguladora nacional das comunicações pelo Decreto n.º 32/1992, de 10 de Setembro.
Salomão Manhiça prestou um grande contributo à liberalização do sector, sendo um dos resultados deaquele processo a entrada no mercado das telecomunicações de duas operadoras de telefonia móvel celular, nomeadamente a mcel e VM.
Recorde-se que, no 2º Fórum Lusófono das Comunicações, realizado em 2011, em Sintra (Portugal), fora atribuída a Salomão Manhiça, a "Medalha Associação" pelos trabalhos realizados em prol da Associação dos Reguladores das Comunicações e Telecomunicações da CPLP (ARCTEL-CPLP). Em 2012, aquando da celebração do 20.º Aniversário da instituição, o INCM galardou o antigo PCA com diploma de honra e mérito. Salomão Júlio Manhiça é autor do hino nacional "Pâtria Amada".